Conforme noticiado pelo Olhar Digital, no início deste mês, cientistas anunciaram uma grande revelação sobre Marte. Com base em estudo realizado a partir de medições sísmicas da sonda InSight, da NASA, eles chegaram à conclusão de que o Planeta Vermelho abriga um grande reservatório subterrâneo de água líquida – o suficiente para formar um oceano de dimensões globais.
Segundo um comunicado da Universidade da Califórnia, nos EUA, uma das instituições envolvidas na descoberta, essa água está presente em pequenas fissuras e poros das rochas da crosta marciana, a uma profundidade entre 11 e 20 km abaixo da superfície. Perfurar até essa profundidade seria um desafio até mesmo na Terra.
Essa descoberta indica um novo local promissor para a busca de vida em Marte, caso o reservatório possa ser acessado. Por enquanto, ela contribui para responder questões sobre a história geológica do planeta.
Para saber mais sobre essa incrível descoberta, não perca o Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (23), que recebe Larissa Santos, doutora em astrofísica pela Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, e atualmente professora do Centro de Gravitação e Cosmologia da Universidade de Yangzhou, na China.
O Olhar Espacial é apresentado por Marcelo Zurita, astrônomo e colunista do Olhar Digital.