O Observatório Vera C. Rubin, localizado no Chile, vai capturar imagens do céu do sul e dos cosmos com uma clareza nunca antes vista. Batizado em homenagem à astrônoma americana Vera C. Rubin, pioneira na descoberta da matéria escura, o dispositivo está na reta final de construção e promete dez anos de pesquisa intensiva.
Para isso, ele é equipado com um espelho gigantesco de cerca de 8 metros e meio e a maior câmera já desenvolvida para a astronomia. E tem um detalhe especial nesse projeto: a presença de um brasileiro, o Bruno Quint, doutor pela Universidade de São Paulo.
Atualmente, Bruno é um dos responsáveis pelos testes e comissionamento dos sistemas do Vera C. Rubin. Ele trabalha arduamente junto da equipe para garantir que tudo funcione com precisão.
Bruno Quint é nosso convidado nesta edição do programa Olhar Espacial e fala sobre o que vem sendo realizado e avanços no projeto do Observatório, assim como os impactos do dispositivo na comunidade científica mundial.
A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.
Participe com perguntas e sugestões nos comentários!
Siga o Olhar Digital nas redes sociais!
Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉
Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
X (ex-Twitter) ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital