
A busca por vida além da Terra é um dos maiores mistérios da humanidade, e hoje a ciência está mais perto do que nunca de encontrar respostas. E sabe o que torna essa busca ainda mais fascinante? É a astroquímica, uma área incrível que decifra os segredos químicos do Universo.
A astroquímica investiga como elementos e moléculas se formam e interagem no espaço. Ela nos ajuda a entender como compostos essenciais à vida podem surgir em planetas distantes, cometas ou até mesmo meteoritos.
Nesta edição do Programa Olhar Espacial, mergulhamos neste universo fascinante, mostrando como a detecção de moléculas orgânicas em exoplanetas pode ser um indicativo de condições favoráveis à vida. E ainda exploramos avanços recentes na análise de meteoritos, que guardam pistas sobre a química primordial do Sistema Solar e, quem sabe, sobre a origem da vida na Terra.
Para nos guiar nessa jornada, recebemos uma convidada especial: Diana Andrade, astrônoma, doutora em Química e vice-diretora do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela tem vasta experiência no estudo de moléculas pré-bióticas em ambientes espaciais.
Já uma estrela em ascensão também está entre nós! Íris Eduarda Forcel Roncada, de apenas 14 anos, já é uma referência no campo da astronomia. Ela já identificou sete asteroides, uma supernova e três estrelas transitórias, sendo embaixadora do Concurso Internacional de Astronomia e Astrofísica.
Esta edição do Olhar Espacial faz parte de uma série dedicada à participação feminina na ciência. Inspirados pelo projeto “Mulheres e Meninas na Astronomia”, da União Astronômica Internacional, celebramos as conquistas das mulheres que estão transformando nossa compreensão do Universo. Este ano, o foco está nas Jornadas Internacionais da ONU: o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro, e o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
A apresentação é de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil.
Participe com perguntas e sugestões nos comentários!
Siga o Olhar Digital nas redes sociais!
Estamos no Instagram, Twitter, Facebook, LinkedIn e TikTok. ⬇️😉
Instagram ➡️ https://www.instagram.com/olhardigital
X (ex-Twitter) ➡️ https://twitter.com/olhardigital
Facebook ➡️ https://www.facebook.com/olhardigital
LinkedIn ➡️ https://www.linkedin.com/company/olhar-digital
TikTok ➡️ https://www.tiktok.com/@olhardigital